top of page
  • Foto do escritorExplore Iberia

COMO ESCOLHER AS BOTAS DE MONTANHA

Atualizado: 26 de mai. de 2022

Escolher o calçado de caminhada certo é um processo de combinação. Esta é provavelmente a peça de equipamento mais importante que compramos. As botas dos seus sonhos precisam estar sincronizadas com o tipo de trilhos que faz. Antes de dar o nó, no entanto, tem que ter a certeza que são a combinação perfeita. Há vários aspetos a ter em conta, da sola à membrana impermeável por isso deixamos algumas notas para o ajudar a escolher.


relax slow travel portugal

Tipos: Há uma variedade incrível calçado, de sapatilhas ultraleves, mais usadas para trail a, botas de montanha.


Componentes: É importante entender um pouco mais sobre a sola que pretende e a membrana de proteção, impermeabilidade, assim como outras partes de uma bota pode ajudá-lo a refinar a sua seleção.


Ajuste: Conforto e bem-estar do pé em primeiro lugar. Uma bota larga ou apertada pode causar problemas indesejados.



Caminho de Santiago

Que tipo de caminhadas costuma fazer? Curtas, longas? Em que tipo de terrenos? Com pedra solta, terra batida, à beira mar? Analise a sua atividade antes de escolher.



Sapatilhas de montanha leves e baixas são ideais para muitas atividades, como abordagens, caminhadas rápidas e caminhadas diurnas fáceis. No entanto, ao carregar uma mochila mais pesada em terrenos acidentados e irregulares, faz sentido usar algo que ofereça mais suporte, como uma bota de cano médio ou alto. O desempenho em solo técnico também é algo a se considerar, principalmente se planeia escalar via ferratas. Na montanha, queremos botas ou sapatilhas de montanha que sejam confortáveis ​​para longas distâncias e que protejam os pés.Precisam ser duráveis, à prova de água e leves. De modo geral, recomendamos que escolha o calçado mais leve e confortável possível, com o suporte e estabilidade necessários para o estilo de caminhada ou trekking e o terreno que tem em mente. O mais importante de tudo, seja qual for a opção que escolher, o seu calçado precisa de encaixar perfeitamente.


calçado caminhadas

Existem basicamente dois tipos de materiais: sintético e couro.

Os materiais sintéticos que em alguns casos possuem membranas como gore-tex ou thinsulate, que lhe conferem leveza, com tem a desvantagem de ser menos durável que o couro, mas não requer manutenção. No segundo tipo de material, o couro, teremos uma bota muito durável mas precisa de manutenção ao longo do tempo. Tem sido tradicionalmente o material usado na montanha com grande aceitação, costuma ser um pouco mais pesado que os outros, mas com mais resistência.




55 visualizações
bottom of page